Quem nunca passou por dificuldades no relacionamento amoroso?

Discussões bobas, questões financeiras, ciúmes e até disputa de poder podem fazer parte do cotidiano do casal. Segundo especialistas, como John Gottman (do livro O que faz o amor durar), é possível prever com grande precisão quais casais sobreviverão a esses revezes da vida a dois e, um dos fatores considerados como essencial, é como se dá a comunicação. Lembrando que a comunicação inclui, não apenas a linguagem verbal, mas sobretudo a linguagem não verbal. Estamos falando de expressões faciais e posturas físicas que podem funcionar como um termômetro da relação.

É importante ficar atento não apenas ao que está sendo dito, como principalmente, sua intenção ao falar e como seu corpo está comunicando tudo aquilo. Vamos a um exemplo? Pedro chega em casa depois de ser demitido e a única coisa que gostaria de receber seria o abraço da esposa Claúdia, mas ao contrario disso, foi recebido como um levantar de sobrancelhas. O desapontamento de Pedro foi grande, pois dentro da comunicação desenvolvida entre eles, esta expressão indica profunda descrença. Internamente, ele ouviu: mais uma vez você foi incompetente! Por outro lado, Cláudia, que estava ocupada demais terminando uma apresentação importante para o dia seguinte, afirma ter pensado: preciso pensar rápido no que fazer hoje para que Pedro se sinta melhor. Temos aqui um caso comum quando o casal estabelece um padrão de comunicação, inclusive não verbal que induz o outro a tirar conclusões precipitadas.

Observar seu próprio padrão gestual quando está em desacordo é uma tarefa primordial se você deseja ser ouvido. Questões como essa citada costumam afetar em maior ou menor grau todos os casais, e o que realmente faz diferença é a disposição do casal em abrir o canal do diálogo franco sobre as necessidades de cada um e as necessidades do casal. No entanto, é importante considerar que muitas vezes, o casal pode ter perdido a capacidade de se comunicar de maneira não agressiva. Neste caso, pedir ajuda profissional é importante para abrir a possibilidade de resgatar a comunicação eficiente, olhando com mais cuidado para a relação.

4 thoughts on “Quem nunca passou por dificuldades no relacionamento amoroso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *